Uma hora com... Mafalda Pinto Leite
30-05-2015 17:34
O tema principal foi o dinheiro. O dinheiro aplicado à alimentação, ao vestuário ou até à educação. Fomos saber qual a relação de Mafalda Pinto Leite, guru de culinária e autora, com o dinheiro.
Fica a hora com a Mafalda...
Qual a sua relação com o dinheiro?
Eu não sou muito consumidora. Dou prioridade a coisas que os miúdos precisam. Por isso tenho uma boa relação com o dinheiro: gasto o que é necessario e poupo sempre o máximo que consigo.
O que costuma trazer sempre na carteira?
Cartões de utentes dos meus filhos, identificação, cartões de desconto e uma fotografia do meu marido.
Com três filhos qual o principal desafio na gestão do orçamento familiar?
A comida não é um problema. O pior é a roupa, dada a velocidade com que crescem. Parece que todas as estações nada cabe.
O que comprou com o primeiro ordenado?
Tiramisu. Cada final do mês eu e a minha melhor amiga, que trabalhava no mesmo restaurante que eu, íamos a um restaurante italiano mais chique e pedíamos só um tiramisu. Era tão bom! E sentiamo-nos tão crescidas...
Qual o objecto que não venderia por dinheiro nenhum?
Fotografias das minhas avós, as minhas kitchenaids e alguns livros de cozinha.
O que faria se ganhasse o Euromilhões?
Levava os meus filhos ao Six Flags (um parque de diversões na Califórnia, nos EUA). Era uma desculpa para rever as minhas amigas do curso de cozinha e ir a um sítio que adoro. E claro, pagava todas as minhas contas e tentava ajudar quem precisasse.
Qual o melhor investimento que já fez?
A educação dos meus filhos.
Qual o montante que a faria deixar de trabalhar?
Eu adoro criar, cozinhar e fotografar. Penso que não seria feliz se deixasse de fazer o que faço.
Há quem afirme que comer bem é caro. Concorda com a afirmação?
Não! Com 3 filhos fica um pouco caro ir comer fora e, cada vez que o faço , raramente não fico desiludida. Não há nada melhor do que uma refeição feita em casa, com amor e dedicação. É preciso saber escolher os ingredientes. Não é numa loja gourmet que vamos encontrar o melhor, mas sim na praça, no mercado.
Se lhe pedissem para eleger uma receita para uma família que custasse até 5 ou 10 euros, o que escolheria?
Há tantas...desde peixe no forno com legumes, molho branco e batatas até panquecas salgadas com legumes e fiambre (se desejar), ou rolo de carne com legumes e arroz integral. Sou perita em “fazer render” a comida. Tento sempre fazer um prato que seja saudável (que contenha pelo menos 3 legumes de cor diferente), uma proteína (desde carne, peixe ou feijão) e com ingredientes de qualidade mas a um preço acessível.